Skip directly to content
(67) 3043-5538 | Rua 7 de Setembro 453, 79002-121 - Campo Grande - MS

2018 com o pé direito.

03/01/2018 - 07:00

Todo início de ano as pessoas costumam traçar novos projetos e refletir sobre as conquistas e dificuldades do ano que passou. Se a intenção é começar 2018 de forma diferente, é preciso, muitas vezes, mudar as atitudes para alcançar melhores resultados, seja para obter mais saúde, mais qualidade de vida, maior desenvolvimento profissional ou até mesmo um respiro nas finanças. Confira as orientações de especialistas.

Pratique uma boa alimentação

- Escolha os alimentos corretamente. Opte mais pelos alimentos que a natureza produz. Evite o excesso de industrializados e principalmente evite os ultraprocessados. Descasque mais e desembale menos.
- Mastigue bem os alimentos, assim terá melhor digestão, absorção de nutrientes, saciedade e consequentemente controle do metabolismo e peso corporal.
- Evite tempero industrializados. Use e abuse dos sabores e aromas especiais de alho, cebola, alho poro, gengibre, açafrão, alecrim, coentro, orégano, manjericão, pimentas de tantos tipos, salsão, salsinha e cebolinha e tantos outros que melhoram o paladar e principalmente o valor nutricional da preparação. Todos têm poder antioxidante e antiinflamatório tão necessários ao nosso dia a dia.
- Inclua frutas e vegetais no seu dia a dia e os consuma com casca e bagaço quando possível para aproveitar melhor todos os seus elementos. As fibras neles contidas auxiliam no bom funcionamento intestinal, na saciedade e ainda permitem uma elevação de glicemia, dentro da nossa corrente sanguínea, mais lentamente e isso é favorável inclusive para evitar ganho excessivo de peso.
Um prato colorido significa uma boa variedade de alimentos e, portanto, de nutrientes e com isso a sua saúde agradece.
- Opte por carne magras, sem gordura aparente e preferencialmente cozidas.
- Escolha um bom azeite de oliva extravirgem, rico em gorduras boas, com poder antioxidante e anti-inflamatório que promova fortalecimento do sistema imunológico, além de prevenir doenças cardiovasculares, combater o envelhecimento precoce e doenças degenerativas.
- Evite o excesso de massas, doces e açúcar.
- Hidrate-se. Beba água ao longo do dia
- Evite fazer dietas da moda.
- Experimente novos sabores, cozinhe com afeto e coma com prazer e moderação.
 

Cuide da sua saúde


- Há muitos recursos, mas é preciso acessá-los. Se sentir necessidade, procure um profissional que possa lhe auxiliar, seja um médico, um nutricionista, um educador físico, um psicólogo. E também um auxilio espiritual.


Tenha amigos

- Reúna-se com pessoas que lhe promovam alegria e bem-estar, garanta boas risadas e boa dose de felicidade.
- Bom relacionamento com família, amigos e no trabalho é muito importante para a sua saúde, além de que faz muito bem gostar de quem gosta da gente.

Cuidado para não se magoar e não magoar os outros

- Cuide dos seus pensamentos quando você estiver sozinho e cuide de suas palavras quando você estiver com outras pessoas.

Pratique atividade física

- Não precisa esperar pra depois e nem matricular na academia. Uma boa caminhada já pode colocar seu corpo e sua mente em movimento.  Procure um tipo de atividade física que lhe traga prazer.

A prática de exercícios deve ser realizada por, pelo menos, 150 minutos por semana, após a avaliação médica.

Relaxe e durma bem  

- Um sono reparador é fundamental enfrentar bem um dia inteiro. Durante o sono são liberados hormônios que auxiliam na melhora da massa muscular e redução de gordura corporal, além de ser o momento de renovação celular, reparação orgânica e consolidação da memória.
Tenha seu momento de relaxamento e de voltar a atenção a você.  

Pare e pense

- Planeje o que você quer de melhor. Estabeleça seus objetivos e vá em busca deles  
 

Receba 2018 com alegria e boa disposição. Ter saúde é se sentir bem. Feliz Ano Novo!