Skip directly to content
(67) 3043-5538 | Rua 7 de Setembro 453, 79002-121 - Campo Grande - MS

Realidade virtual pode ser a nova alternativa de alívio para dor.

26/09/2017 - 22:15

Pode parecer brincadeira, mas os jogos de realidade virtual podem ajudar a aliviar a dor, não apenas por distrair os jogadores do que os aflige, mas também desencadeando mudanças no cérebro, conforme apontou uma pesquisa.

A distração é realmente capaz de desempenhar um papel no alívio da dor , conforme sugeriu uma revisão de seis pequenos estudos. Mas, também é possível que a tecnologia consiga agir na produção de mudanças no sistema nervoso quando usada para reprogramar a maneira que uma pessoa responde à dor.

Pesquisa

Para chegarem a essa conclusão, os pesquisadores revisaram alguns artigos publicados no período entre 2000 e 2016, que exploraram diferentes maneiras pelas quais a realidade virtual poderia agir no sofrimento de pacientes adoecidos.

No total, os pesquisadores identificaram quatro pequenos experimentos que colocaram, aleatoriamente, alguns pacientes para tentar a realidade virtual com o objetivo de diminuir as dores, bem como dois estudos-piloto da tecnologia para esse uso.

Além de dor aguda, várias pesquisas analisaram estados de dor crônica, como dores de cabeça ou fibromialgia. Esses testes também combinaram realidade virtual com outros tratamentos, como mecanismos de biofeedback e terapia cognitivo-comportamental.

Em conjunto, os resultados dos pequenos estudos na análise atual sugerem que a realidade virtual pode ajudar com o que se conhece como terapia de condicionamento e exposição, uma forma de terapia comportamental que envolve ajudar os pacientes a mudar sua resposta à dor quando a sentem.

Os resultados da avaliação também poderão servir para, futuramente, eliminar a dependência de analgésicos, anti-inflamatórios e outros medicamentos que podem ser potencialmente viciantes.